quinta-feira, novembro 02, 2006

Rescaldo: Benfica 3-0 Celtic


O Benfica recebeu ontem na Luz o Celtic de Glasgow e estava obrigado a vencer para manter em aberto as hipóteses de seguir em frente na prova maior ao nível de clubes. O ambiente no estádio estava fantástico, apesar de não estar cheio, registando cerca de 55 mil adeptos. 10 mil escoceses tomaram conta de 2/3 da bancada Coca-Cola e ocupavam ainda alguns lugares dispersos pelo estádio da Luz, sempre animados, com os seus tradicionais cânticos e muitos panos, um dos quais, com a camisola 29 do Benfica e um "Nunca Caminharás Sozinho" que mereceu uma ovação de pé de todo o estádio perante esta fabulosa homenagem.


O jogo principiou com um Benfica dominador e senhor do jogo, trocando bem a bola no meio campo escocês e não deixando os visitantes jogar. Foi com esta tónica de jogo que o Benfica se adiantou no marcador logo aos 10 minutos, após um cruzamento para o 2º poste de Nélson que solicitava Nuno Gomes, no entanto, Gary Caldwell na antecipação colocou a bola na própria baliza fazendo o 1-0. Um golo caído do céu quebrava o jejum de golos na competição e embalava a equipa para a vitória. As oportunidades íam sucedendo, e foi com naturalidade que Nuno Gomes fez o 2º golo do jogo após assistência de Quim, onde Caldwell mais uma vez não ficou bem na fotografia. A partir daqui o Benfica começou a gerir o resultado, dando a posse de bola ao Celtic, que ainda assim não conseguia chegar com perigo à baliza à guarda de Quim. Assim se chegou ao intervalo, com o Benfica a merecer vencer e a fazer uma exibição q.b. para um Celtic tão diferente do de Glasgow. Ao intervalo, lugar para a homenagem aos Lisbon Lions, os escoceses do Celtic que foram campeões da europa em 1967 no Estádio Nacional, aplaudidos de pé não só pelos escoceses mas também pelos benfiquistas.


A segunda parte recomeça como termina a primeira, com a bola a estar mais do lado do Celtic, mas onde apenas o Benfica criava perigo. No entanto aos 64 minutos o Celtic esteve perto de marcar por Pearson através de um chapéu, mas Quim e Ricardo Rocha evitaram muito bem o golo dos católicos. Logo a seguir Fernando Santos mexeu na equipa, retirando Miccoli para meter Karyaka. Esta substituição permitiu ao Benfica ter mais um homem na luta a meio campo e a partir daí a iniciativa de jogo voltou a estar toda do lado encarnado. Foi por isso com naturalidade que o Benfica chegou ao 3º golo numa bela jogada toda feita ao primeiro toque concluída pelo russo, é caso para perguntar porque raio esteve ele tanto tempo desaparecido. A partir daí sucederam-se oportunidades para o Benfica marcar o 4º, mas a tradição entre estes 2 emblemas é que a equipa da casa vence sempre por 3-0, e neste caso a tradição ainda é o que era. O resultado estava feito, havia festa nas bancadas, mas não são nas benfiquistas, o topo norte onde estavam os adeptos de Glasgow, faziam-se ouvir alto e bom som, apoiando sempre a sua equipa, são sem dúvida os melhores adeptos do mundo.


Destaque ontem para a exibição de Nélson, muito bem a subir no lado direito, aproveitando o espaço de que sempre dispôs no seu flanco para subir e fazer assim 2 assistências para golo. De assinalar ainda a boa exibição de Nuno Gomes e Nuno Assis, muito bem no ataque e no transporte de bola e de Katsouranis e Petit, impecáveis a defender e na primeira fase de construção do ataque do Benfica. Felizmente ontem ningúem esteve mal, mas estes foram os que mais se destacaram pela positiva, juntamente com Karyaka, que a continuar assim merece uma oportunidade no 11 mais cedo ou mais tarde. Agora resta ao Benfica ganhar o próximo jogo frente ao Copenhaga e esperar que o Manchester ganhe em Glasgow para que assim garanta a UEFA e possa ainda sonhar com uma vitória no Teatro dos Sonhos, com a expectativa de que os diabos vermelhos estarão já qualificados nessa altura. Noites assim valem a pena, para mais tarde recordar...



Sem comentários: