segunda-feira, outubro 23, 2006

Rescaldo: Benfica 3 - 1 Estrela da Amadora


Na noite de ontem o Benfica recebeu e venceu na Luz, perante cerca de 26 mil pessoas, o Estrela da Amadora por 3 - 1, no entanto a equipa voltou a estar abaixo do esperado, fazendo uma exibição muito áquem daquilo que é exigido, sobretudo porque o Estrela é o lanterna vermelha do campeonato, mas que mesmo assim conseguiu complicar bastante a vida ao Benfica.


O Benfica até parecia nem ter entrado mal no jogo, fazendo diversos remates de meia distância que por mérito de Paulo Lopes ou demérito dos jogadores encarnados não davam em golo. Ora para gelar a noite já de si fria, após um canto cedido por Léo, o Estrela chega à vantagem de cabeça num golo apontado por Dário, a ganhar nas alturas a Petit. O medo de mais um desaire pairava na Luz, os adeptos levavam as mãos à cabeça não acreditando no que o último classificado estava a fazer e o silêncio era de cortar à faca. No entanto a equipa não baixou os braços, carregando a equipa tricolor com várias oportunidades de golo. Pois foi em mais uma dessas chances que o Benfica empatou, após um remate falhado de Nuno Gomes na área, a bola sobrou para Katsouranis que colocou rasteiro para Miccoli na pequena área fazer o mais fácil. Respirou-se de alívio na Luz, um golo festejado com raiva permitia acreditar que o jogo se iria resolver mais cedo ou mais tarde, mas até ao intervalo nada aconteceu, a não ser o inicio do festival Xistra, com 3 amarelos em 7 minutos, para além dos 2 que já tinha mostrado antes. Chegou-se assim ao intervalo com um empate, o Benfica não jogava bem, mas parecia que o pior já tinha passado.


No reatar da partida mais do mesmo, o Benfica a atacar e o Estrela a defender como podia. Aos 53 minutos, numa subida pelo flanco direito de Nélson, este é derrubado no interior da área por Pedro Simões, que assim viu o segundo amarelo e consequente vermelho. A grande penalidade foi bem batida por Simão, e estava concretizada a reviravolta, respirava-se de alívio pela primeira vez. A partir daqui o Benfica não mais procurou jogar futebol, não atacando como devia, uma vez que jogava com mais 1 e a vantagem era pela margem mínima. O Engº mexeu na equipa, retirando Katsouranis para fazer entrar o russo Karyaka, que há muito não fazia um jogo oficial. A partir daqui só deu Xistra, cada jogador que fizesse uma falta tinha direito a um amarelo, com o ponto alto da sua actuação a ocorrer quando expulsou Miccoli por este ter sofrido uma falta (Não, não é engano meu)... conveniente na jornada antes da deslocação ao Dragão. Ao todo Xistra mostrou neste jogo 15 amarelos e 3 vermelhos (outro jogador tricolor foi também expulso por acumulação de amarelos), a festa dos cartões num jogo muito fácil de dirigir. De volta ao jogo, última referência para o 3º do Benfica, por Karyaka após cruzamento de Léo, sentenciando o resultado na Luz.


Mais uma vez a equipa não esteve bem, fazendo um jogo fraquinho. É preciso outro Benfica para jogar na cidade do Porto e vencer. É preciso outra atitude, outra vontade e coordenanção entre sectores. No Benfica os melhores foram Simão, o pêndulo da equipa, Nélson, pois apesar de se perder muito em fintas foi dos melhores a atacar, e Miccoli, não é por acaso que ele tinha de ser expulso neste jogo. Nota negativa, poderia falar de jogadores do Benfica que não estiveram bem, mas o destaque vai para Carlos Xistra, numa arbitragem vergonhosa, de quem não tem categoria para arbitrar.

Sem comentários: