domingo, outubro 15, 2006

Rescaldo: União de Leiria 0 - 4 Benfica


Esta noite o Benfica deslocou-se a Leiria para conseguir a sua primeira vitória fora no campeonato nacional, num terreno onde o Benfica já não vencia há alguns anos. Face ao 11 em que apostou a equipa Benfica Supporters, a equipa encarnada surgiu apenas com a alteração de Miccoli por Paulo Jorge, que não jogou devido a uma lesão.

O jogo começou com um Benfica mandão, que jogava bem no ataque, trocando a bola através de uma grande mobilidade dos seus jogadores da frente. Foi com estas características que ao minuto 17 surgiu a primeira oportunidade para os encarnados, num grande trabalho de Simão pela esquerda a cruzar para Miccoli, após simulação de Nuno Gomes, rematar para defesa de Fernando na cara do golo. No entanto o Benfica não baixou os braços e ao minuto 31 surgiu o primeiro e melhor golo da noite. Uma jogada de Simão e Katsoranis na direita, libertou Miccoli que fez um chapéu ao guarda redes leiriense (Candidato a golo da época), abrindo assim a conta para o Benfica. A toada manteve-se e foi com naturalidade que o Benfica chegou ao 2-0 aos 44 minutos, novamente por Miccoli, após jogada de Léo e assistência de Nuno Gomes, muito bem a fazer de pivot. E foi desta forma que se chegou ao intervalo, com o Benfica a vencer e a convencer.


No começo da segunda parte o Leiria tentou pegar no jogo, circulando a bola no meio campo encarnado, mas facilmente se percebeu que o jogo estava entregue, uma vez que os jogadores da casa não conseguiam incomodar a baliza à guarda de Quim. Pouco depois, ao minuto 62, Nélson cruzou na direita para Nuno Gomes fazer o seu 100º golo para o campeonato com a camisola encarnada, fuzialando o guarda redes com um remate à meia volta. Estavam definitivamente cessadas as dúvidas quanto ao destino dos 3 pontos, para quem ainda as tivesse. No entanto o Benfica tinha mais para dar, chegando ao 4º golo de penalty, a castigar uma mão na área de Tixier, a parar um remate de Miccoli. O penalty foi transformado em golo por Simão, e fecharam-se as contas do jogo e do resultado. A partir daí Fernando Santos mexeu na equipa fazendo descansar alguns jogadores para Glasgow, sendo que até ao fim do jogo o Benfica apenas fez posse de bola, até ao apito final.


Finalmente posso escrever aqui que o Benfica jogou bem. A equipa esteve muito bem, as ausências dos lesionados não foram sentidas e a vitória surgiu com muita naturalidade. De destacar as exibições de Nuno Gomes, não apenas pelo grande golo que marcou, mas também pela assistência para o 2º de Miccoli e por um grande trabalho na frente de ataque, Miccoli, grande jogo fez o italiano,dois golos, um deles de antologia, com grandes pormenores de classe, e ainda Simão, pois esteve em todas, à direita, à esqueda e no meio, todos os caminhos eram bons para Simão atacar a baliza da União.


Agora é preciso pensar em Glasgow. Todos sabemos que o minimo exigido é um empate, mas quando se fala do Benfica, a ordem só pode ser uma, vencer. No entanto é preciso manter os pés nos chão e pensar que este vai ser um jogo extremamente difícil, onde as ausências de Karagounis e Rui Costa são certas. Esperemos que Paulo Jorge recupere a tempo. Mas por agora, vamos disfrutar da primeira boa exibição da época. Bravo rapazes.

Sem comentários: